sexta-feira, 8 de outubro de 2010

CUIABÁ FUMAÇA

Parece que teremos que esperar até o próximo ano para que o sofrimento impingido pelo clima desértico às crianças e velhos deste Estado, principalmente Cuiabá, seja minimizado. Estou me referindo à construção das inúmeras Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) prometidas pelos políticos. Vamos esperar então, e que São Benedito nos ajude!

O Pronto Socorro Municipal, que atende o Estado todo, está trabalhando acima de seu limite. A rede hospitalar privada, que não atende pacientes do SUS, também está operando no seu limite. Enquanto isso a população pobre, as crianças e idosos sofrem diante desse grave desastre ecológico. Estão simplesmente órfãos de atendimento. Marcelândia é o retrato vivo do descaso e abandono das autoridades – para abafar o incêndio o governo manda cesta básica e cobertores.

O que é intrigante nesta política vigente é que problemas externos recebem toda a atenção e empenho do governo: a paz no Oriente Médio, o desarmamento nuclear do Irã, o perdão da dívida aos países pobres da África e do Caribe. O socorro financeiro ao padre do Paraguai e ao cocaleiro da Bolívia. A recuperação da infra-estrutura de Cuba é questão de honra nacional. Cuba acabou nos últimos 50 anos. Como país democrático é nossa obrigação essa colossal ajuda.

Nossos políticos são capazes de formar um governo de coalizão política, tão bem avaliada pelo povo brasileiro, e não conseguem resolver as queimadas em Mato-Grosso? A maior injustiça que fazem com a gente do nosso Estado, é que não somos culpados pelas queimadas – inclusive afastamos do Ministério do Meio Ambiente a ministra incompetente e descompromissada com as causas ambientais.

Deixemos os escrúpulos de lado e vamos tentar salvar Mato Grosso do incêndio. Passou da hora de convocar as cabeças pensantes deste país, para uma reunião emergencial em Cuiabá. Vamos convocar com urgência, Erenice, Sarney e Sarney Filho (que já foi ministro do Meio-Ambiente), Collor, Renan, Barbalho, Roseana, Maluf, Temer, Tiririca, aloprados, sanguessugas e tantas outras personalidades, para encontrar uma saída para as queimadas.

Enquanto esperamos, a fumaça cada dia aumenta mais. Mesmo com a nossa Secretaria de Meio-Ambiente proibindo queimadas, no período dos incêndios.


Gabriel Novis Neves (7.5+82)

30-09-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.