quinta-feira, 29 de abril de 2021

OITO DE ABRIL

 Antes de viajar para o Rio de Janeiro para estudar medicina, o feriado mais esperado para mim, era o comemorativo da fundação de Cuiabá.


Ainda na Escola Modelo Barão de Melgaço, entre seis e dez anos, marchava de uniforme cáqui com meus colegas de ensino primário, no desfile cívico militar.


Foi em um desfile que descobri o amor que meus pais tinham por mim.


Deixavam seus inúmeros afazeres para assistirem ao desfile do seu primogênito!


Quando voltava para casa, recebia abraços e beijos pelo brilhantismo da minha participação na festa cívica.


Por alguns dias em casa, o assunto era o desfile escolar e a rixa com os outros colégios!


 Por ser alto e magro, era escolhido para ser o homem base do grupo de trinta meninos, responsável pelo deslocamento do grupo.


 Quando fui para o Colégio Salesiano, mais conhecido como Colégio dos Padres, para fazer o antigo ginásio, mudei de categoria.


 Pela altura desfilei carregando a bandeira do Colégio Salesiano, e no último ano participei da fanfarra, glória para todos os alunos da época.


 Eu tocava o surdo, na última fila da banda!


 Oito de Abril era uma festa das famílias de Cuiabá.


No meu retorno a Cuiabá para exercer a profissão de médico, não me neguei a retribuir o que o Estado investiu em mim.


Exerci por longos anos os cargos de secretário Estadual de Educação, Cultura e Lazer, e implantei a UFMT.


Sempre participei dos desfiles agora no palanque, com meus filhos pequenos.


Há quinze anos, tento esquecer o feriado esperado da minha infância.


A minha companheira de quarenta e três anos, nos deixou prematuramente vítima de um câncer do rim! Foi a maestrina da minha vida, e da minha família.


Ela tinha consciência do seu papel social, e todas as condições de tranquilidade me ofereceu para viabilização de projetos essenciais ao desenvolvimento de Mato-Grosso.


Minha mulher era argentina de nascimento, foi criada no Rio de Janeiro, casou com um médico cuiabano, vindo a residir e constituir família aqui.


Seus três filhos são cuiabanos, nascidos no Hospital Geral, hoje Hospital Geral Universitário (HGU).


Seus netos nasceram aqui, como duas bisnetas.


Toda perda significa uma diminuição, mas a morte da Regina produziu um vácuo na nossa família e um trauma nos meus projetos de vida.


Sete de Abril é véspera de Oito de Abril, luto permanente para mim.


 Nada tenho mais a comemorar em Oito de Abril, a não ser a certeza do nosso já próximo encontro, desta vez para sempre.


Gabriel Novis Neves

06-04-2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.