domingo, 29 de agosto de 2010

ROSA ROXA

A rosa é uma das mais místicas dentre todas as flores. É a flor de maior simbolismo na cultura ocidental. Na mitologia, a rosa é uma flor dedicada a várias deusas. Símbolo de Afrodite e de Vênus, (deusa grega e romana do amor).

As rosas possuem cores várias, e cada cor, segundo reza a tradição, tem um significado. Mas, no geral, a rosa significa amor – seja espiritual, carnal, maternal ou virginal – é o símbolo da pureza, a que todos nós, seres viventes um dia alcançaremos.

A mitologia está fortemente presente na sociedade atual. Para Freud, os mitos seriam uma expressão simbólica dos sentimentos e atitudes insconscientes de um ser humano.

Consciente, ou inconscientemente, hoje recorri ao mito da rosa. Rosa, símbolo das deusas do amor. Uma linda rosa roxa! Onde encontrei minha rosa? Não a encontrei em um jardim, tampouco a encontrei enfeitando um vaso. Ela simplesmente passou por mim. O seu balançar possuía a graça e a leveza de uma rosa ao sabor da brisa. Vestida de pétalas roxas, a minha rosa era humana - ou seria uma deusa? Eu senti a rosa roxa!

Li certa vez, que a rosa roxa, pela sua cor, “tem um efeito de limpeza para os transtornos emocionais. Também nos conectam com os impulsos musicais e artísticos, o mistério, a sensibilidade, a beleza, a espiritualidade e a compaixão.”

Era tão linda a minha rosa roxa! O encanto daquela rosa roxa com facilidade e violência agrediu os meus sentidos, apagou a minha razão e chegou ao meu coração. Para mim, as suas pétalas, acompanhavam os caminhos perfeitos daquela bela escultura humana. A visão sensual daquilo que tenta esconder é um espetáculo que só as rosas produzem. Não consigo ignorar aquilo que sinto diante da rosa roxa. A minha imaginação me leva ao encontro da natureza. Aproximei-me daquela esplendorosa rosa roxa levado por uma atração irresistível.

Dou razão ao poeta da Mangueira. Essa rosa também exalava perfume. Nem queria saber se era artificial! Só sei que o meu olfato acusou o aroma delicioso da essência que vinha da rosa roxa.

De hoje em diante manterei sempre ao meu lado um copo de água para servir de morada a minha rosa roxa.

Como é bom viver de sonhos, mitos e fantasias!


Gabriel Novis Neves (7.5 + 48)

23-08-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.